Como ser organizado e obter resultado direto nas suas vendas
Hoje em dia não adianta ficar desesperado, todo mundo está passando por um momento de tensão no setor de vendas. Seja pela dificuldade em obter fechamento, um cliente novo ou até mesmo na segurança de que aquele cliente que fechou no mês passado pagará o pedido este mês. O setor de vendas nunca esteve em uma tensão tão alta como nos últimos cinco anos.
Trabalhando com vendas a mais de oito anos eu selecionei algumas dicas que, aproveitadas com a planilha de vendas disponível aqui da página pode ajudar a obter maior rendimento do trabalho e melhor resultado com seu cliente, acompanhe abaixo:
1 - Defina quem são os clientes que você pretende atender:
Ter uma lista infinita de clientes ou ter uma lista pequena e definida? Claro que uma lista pequena ou definida. Não significa ter uma lista de cinco clientes, mas ter uma lista apenas com os clientes que você atende ou quer atender. Bem diferente do que a maioria faz quando coloca dez folhas impressas com uma lista interminável de clientes na sua mesa. Você precisa definir quem você vai atender para começar a trabalhar suas metas e estratégias.
Mantenha um catálogo dos seus clientes |
Como na imagem acima, usando a planilha Quantum Master Vendas, uma ótima ideia é manter um catálogo rápido dos seus clientes com informações básicas e úteis para o dia a dia. Aqui você usa as informações que geralmente precisa ter em uma velocidade maior do que a maioria dos sistemas te entregam e adianta muito seu trabalho ao entrar em contato com eles.
3 - Mantenha contato
É importante tratar aqueles clientes especiais bem de perto. Para isso criei um filtro (já possuí na planilha) para que você saiba quando entrou em contato com eles e se tem ou não muito tempo que ja falou com seu contato. Clientes que sempre estão comprando deverão ter prioridade de contato, se possível duas vezes por semana enquanto clientes que compram pouco ou não atende você pode ter uma prioridade menor chegando a uma ligação a cada duas semanas ou até um mês.
4 - Use filtros de orçamentos
Mantenha os filtros de orçamento ativo para que você possa tirar um dia da semana ou algumas horas e dar atenção especial para estes clientes, em nossa planilha esse filtro é usado com um S ou um N e sempre que temos um orçamento a célula fica verde para facilitar o filtro e chegar mais rápido caso nossa lista seja grande demais.
5 - Use todas as opções de redes sociais mas não abandone o e-mail
Muito comum hoje em dia as vendas via whatsapp, porém grande parte das empresas usam o e-mail como documento e por isso preferem fechar pedidos por ele, para isso você precisa preparar e-mails específicos e especiais para cada tipo de cliente. Na planilha eu criei 4 categorias diferentes para que você possa filtrar e atingir estes clientes com e-mails diferentes. Em suma isso significa que clientes diferentes esperam tratamentos diferentes e isso pode ser o que falta para suas vendas alcançarem o topo!
6 - Crie Rotinas diferentes para todos os dias
Ser organizado é fundamental para alcançar uma boa rotina de vendas e isso exige que você defina o que vai fazer todos os dias, para isso eu defini os sete dias da semana com uma rotina de vendas diferentes, segue abaixo a minha meta pessoal para que você entenda melhor o que estou dizendo:
DOMINGO DESCANSO
SEGUNDA-FEIRA LIGAR PROVEDORES - MELHORES CLIENTES
TERÇA-FEIRA LIGAR CFTV+REDE - MELHORES CLIENTES
QUARTA-FEIRA LIGAR ORÇAMENTOS - TODOS
QUINTA-FEIRA LIGAR PROVEDORES - CLIENTES NOVOS OU INATIVOS
SEXTA-FEIRA LIGAR CFTV+REDE - CLIENTES NOVOS OU INATIVOS
SÁBADO DESCANSO
Tenho obedecido exatamente o que defini para o horário de ligações e o resultado tem sido muito positivo. Isso não significa que vou ficar engessado ao que defini, mas me faz lembrar o que eu preciso fazer no dia em questão para conseguir melhorar as minhas vendas.
No campo marcado de vermelho você edita suas rotinas |
7 - Mantenha o foco, sempre!
Muitos vendedores ficam desanimados com o passar do tempo e aos poucos se perdem sem saber o que estavam fazendo. É importante manter o foco e o fluxo de serviço para que aos poucos as coisas comecem a acontecer, o que acontece é que a maioria não tem uma organização e faz de tudo e misturado. Chegam ao fim do dia sem saber exatamente o que fizeram. Foco é fundamental para qualquer objetivo na vida, a mesma coisa se aplica nas vendas.
Você pode precisar mudar sua estratégia no decorrer do mês também, isso pode ser bom pra você se descobrir e entender como funcionam seus clientes. Faça isso sempre que precisar.
8 - Mantenha um histórico das últimas conversas
O importante de manter o histórico é que você não pode confiar 100% na sua memória e deixar passar algum detalhe antigo sobre seu cliente. Criando um histórico você consegue armazenar tudo que já falou com ele e ter sucesso no futuro oferecendo exatamente o que ele estava procurando, isso também ajuda a você nunca terminar um assunto, quando ligar na semana que vem vai continuar falando exatamente sobre o mesmo assunto e isso faz com que seu cliente sinta que você realmente quer ele do seu lado.
lembra sobre o que conversamos em Janeiro? Sim! |
Estas dicas foram criadas usando a nova planilha de gerenciamento de vendas Quantum Master Vendas 3.1 que pode ser comprada entrando em contato com o administrador do blog, ela precisa ser registrada e ficará disponível por tempo indeterminado para quem fazer o registro.
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Até a próxima postagem!
Devair S. Eduardo
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